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Marketing de Afiliados: O que é e como iniciar

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Se você está procurando entender o que é o Marketing de Afiliados, aqui eu vou te falar de uma forma fácil o que você precisa saber para começar.

O que é o Marketing de Afiliados?

Marketing de afiliados é o processo de ganhar uma comissão por vender algum produto ou serviço de outra pessoa.

Você pode oferecer esse produto através de um link de afiliado seu, que é fornecido pelo dono do produto. Dessa forma quando alguém comprar o produto usando o seu link de afiliado, você ganhará uma comissão.

Um afiliado digital trabalha como um vendedor de alguma empresa. No mundo empresarial, você ajuda a vender e a empresa te dá uma recompensa por isso, podendo ser dinheiro ou algum bônus.

Uma das melhores partes sobre trabalhar com marketing de afiliados é que você pode escalar esse processo de vendas, ou seja, ampliar o leque de produtos oferecidos. Por outro lado, um vendedor de alguma empresa física consegue vender apenas produtos daquela empresa.

Já como Afiliado Digital você pode oferecer produtos de várias empresas e receber comissão de todas elas.

No marketing de afiliados, você pode trabalhar com produtos físicos ou infoprodutos, como por exemplo:

  • E-books
  • Cursos
  • Aplicativos de celular
  • Hospedagem para sites
  • Eletrodomésticos em geral
  • Vídeo-games

Estes são apenas poucos exemplos do que você pode oferecer como afiliado. A verdade é que existe uma infinidade de produtos para oferecer.

Mais para frente vou te mostrar também algumas plataformas para você encontrar produtos para se afiliar.

default thumb marketing de afiliados

Como o Marketing de Afiliados funciona?

Ao se filiar a algum produto, o produtor (dono do item vendido) fornece ao afiliado um link único, assim quando alguém comprar por esse link o sistema é capaz de identificar quem foi o responsável pela venda. Esse link normalmente se parece com isso:

link afiliado

Quando alguém clica nesse link, é criado um pequeno arquivo, chamado Cookie, no computador de quem clicou.

O Cookie do afiliado é responsável por duas coisas:

  1. Ajuda o produtor a atribuir a comissão para o afiliado certo
  2. Normalmente possui um bom prazo de validade, então se o cliente comprar o produto em um dia diferente da primeira visita ao site,a comissão ainda será sua

Aqui vai um exemplo de como isso funciona:

Imagine que você tem um blog de afiliado, falando sobre as melhores jaquetas de inverno. Alguém visita seu blog, se interessa por alguma jaqueta e clica no seu link, encaminhando a pessoa para o produto no site da Amazon.

Mas nesse momento ela lembra que precisa buscar a filha na escola. Então, a pessoa fecha o site, sai de casa, busca sua filha, janta e finalmente volta para o site da Amazon e encontra o produto novamente.

Enquanto ela está pelo site da Amazon, ela encontra uma bicicleta que gosta e decide comprar junto com a jaqueta, que foi a sua indicação.

bicicleta

Aqui vem a parte boa: como mais cedo ela usou o seu link de afiliado, o cookie ficou salvo no computador.

Os cookies da Amazon, por exemplo, possuem uma validade de 24 horas, você ganha a comissão pela jaqueta e também pela bicicleta, mesmo que você não tenha oferecido ela!

Para infoprodutos (cursos, e-books, etc) funciona de uma forma parecida. Com a diferença de que os cookies costumam ficar por bem mais tempo salvos no computador ou celular do cliente.

Outra vantagem é que a comissão de infoprodutos costumam ser bem mais atrativas, chegando a 60% do valor do produto.

Também existem empresas que usam cupom de desconto para que seus afiliados possam receber a comissão.

Assim, o afiliado divulga os produtos dessa empresa, oferece um cupom de desconto e, quando alguém comprar usando esse cupom, a empresa consegue pagar a comissão para o afiliado certo.

Então, dessa forma é possível ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Vantagens do Marketing de Afiliados

Trabalhar como afiliado vai te dar muitas vantagens, veja algumas delas:

  • Poder trabalhar de casa ou como nômade digital
  • O custo para montar a sua estrutura é baixo
  • Não precisa criar seu próprio produto, o que custaria muito tempo
  • Não precisa criar um serviço
  • Não precisa ser um especialista no nicho que você é afiliado
  • Não precisa oferecer a garantia do produto, já que isso é de responsabilidade do produtor
  • Não precisa nem vender, de fato, o produto

Sua função como um afiliado digital é compartilhar uma sugestão de compra com pessoas que tenham algum problema ou dor que seja resolvido com determinado produto. Assim, você envia seu link de afiliado para elas.

Quem clica no link é encaminhado para a página de vendas do produtor, onde essa sim, é responsável por convencer a pessoa de que o produto resolve as dores dela.

Basicamente você, como um afiliado digital, é responsável por enviar tráfego para a página de vendas e, com isso, o produtor também sai ganhando muito.

Ele ganha visibilidade, ganha tráfego com a estrutura do afiliado e consegue algumas vendas extras com isso. Por isso é uma relação onde ambas as partes saem ganhando.

Então sim, ser afiliado é uma ótima forma de como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada!

Um pouco mais pra frente vou te contar como você pode divulgar seu link de afiliado.

O mercado de Afiliados Digitais está saturado em 2020?

Muitas pessoas acabam sentindo medo de entrar para o Marketing de Afiliados por pensar que é um mercado que já tem muita gente trabalhando, que não vai ter espaço para mais uma pessoa.

Confesso que também pensei isso por um certo tempo até resolver testar alguns nichos e, para a minha surpresa, mesmo achando que o mercado estava saturado, consegui fazer vendas e vi que eu estava enganado.

vendas online

Temos essa impressão de mercado saturado em praticamente todas as áreas que estudamos.

Quer um exemplo?

Digamos que você se interesse por programação e comece a acompanhar programadores nas redes sociais.

Isso vai te dar a impressão de que existem muitos programadores por aí e o mercado está saturado também. Porém a demanda é muito grande!

Basta refletir um pouco e pensar em quantas pessoas próximas a você conhecem o marketing de afiliados.

Quase ninguém, não é mesmo?

Agora pense em quantas pessoas próximas a você já compraram qualquer coisa pela internet. A grande maioria vai conhecer pelo menos uma pessoa que já comprou algo online.

Isso nos mostra que existe ainda uma grande demanda a ser atendida no marketing de afiliados e que esse mercado ainda está no começo.

É claro que a cada ano que passa, o mercado de afiliados digitais vai ficando mais e mais competitivo por conta de aparecer muita gente disposta a levar isso como uma profissão e criar uma estrutura sólida.

Então, quanto antes você decidir começar, melhor será. Afinal o mercado de afiliados vai continuar crescendo e, talvez daqui a 1 ano, você vai pensar: “poxa, devia ter começado com isso aquele dia”.

Como começar no Marketing de Afiliados?

Certo, então você já tem bastante informação sobre como funciona o marketing de afiliados, que a rentabilidade acontece por meio da divulgação de um link afiliado, vendendo o produto de terceiros.

Mas agora, como começar no marketing de afiliados? Confira o passo a passo!

Passo a passo nicho

1 – Escolha um nicho

Um dos primeiros passos para você se tornar um afiliado digital de sucesso é escolher um nicho rentável. Felizmente, existem milhares de nichos por aí que você pode escolher.

Porém, nem todos os nichos são lucrativos e há aqueles que não irão agradar a você.

Pensando nisso, preparei 3 etapas para você seguir e encontrar seu nicho ideal:

Etapa 1 – Pesquisa

Se você deseja encontrar o nicho certo para trabalhar como afiliado digital, precisará gastar algum tempo pesquisando palavras-chave com base nos seus interesses, nas coisas que você gosta de fazer e também na demanda do mercado.

Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é escrever uma lista de todas as ideias possíveis que você tem para o seu negócio. Anote tudo o que vier à sua mente.

Depois de escrever tudo, escolha seus cinco principais nichos. Se concentre nas ideias que você mais gostaria de viver falando.

Etapa 2 – Escolha um subnicho

Para cada um dos cinco tópicos de nicho que você escolher, agora você deverá fazer uma pesquisa de palavras-chave para determinar o número de pesquisas realizadas todos os meses relacionadas ao seu nicho.

Comece fazendo uma pesquisa no Google das palavras-chave relacionadas às suas cinco principais ideias.

Se certifique de pesquisar não apenas o tópico amplo, mas também os aspectos mais específicos. Por exemplo: pesquise por “dieta para ganhar massa muscular” ao invés de pesquisar apenas por “dieta”.

Depois de encontrar várias palavras-chave, você pode fazer uma pesquisa por palavras-chave com o Ubersuggest para determinar o volume mensal de pesquisas para cada palavra-chave.

Quando você insere suas palavras-chave na ferramenta, ele mostra quantas pesquisas foram realizadas por mês para essa palavra-chave específica. Se ele mostrar mais de 10.000 pesquisas por mês, geralmente é uma boa indicação de que o nicho é lucrativo.

Essa ferramenta também te mostra palavras-chave relacionadas ao que você pesquisou e ainda ideias de conteúdo para cada uma delas.

Etapa 3 – Escolha o nicho vencedor

Depois de pesquisar suas palavras-chave, a etapa final é decidir qual nicho você escolherá. Analise os cinco principais que foram pesquisados ​​e tome sua decisão.

O ideal é optar por um nicho que seja viável e lucrativo, com base em sua pesquisa de palavras-chave e em um que seja do seu interesse, que você goste do assunto.

Escolhendo um nicho que você goste de falar, existem mais chances de que a motivação por aquele assunto continue por muito tempo.

Agora que você tem o nicho estabelecido, será necessário encontrar algum problema em comum das pessoas que se interessam por essa área (seu público alvo) e então encontrar algum produto que resolva o problema em questão.

2 – Encontre um bom produto para resolver alguma dor desse nicho

Selecionar um bom produto para solucionar o problema do público do nicho escolhido pode parecer um pouco desafiador no começo, mas é tudo questão de prática.

Digamos que você tenha um blog de dietas para ajudar as pessoas a emagrecer. Você pode oferecer produtos físicos, como roupas fitness ou suplementos.

Além disso, pode oferecer produtos digitais, como cursos que ensinam a montar uma dieta ou então um curso que tenha uma sequência de exercícios físicos para fazer em casa.

Como um afiliado digital, você tem a vantagem de poder oferecer tanto produtos físicos quanto produtos digitais.

De qualquer forma, é importante que você conheça bem o produto que está oferecendo e se, de fato, pode ajudar o público a resolver o problema, independente do nicho escolhido. Afinal, você não quer prejudicar sua imagem oferecendo algo que não funciona.

Mais para frente nesse mesmo post, você conhecerá algumas plataformas onde você pode encontrar uma infinidade de produtos para oferecer como afiliado.

Nicho vencedor

3 – Gere conteúdo de valor para esse público e que tenha relação com o produto

Se você deseja ter ganhos recorrentes com o marketing de afiliados, o ideal é que você gere conteúdo de alguma forma.

Pode ser através de um Instagram para o nicho, passando algumas dicas pelo feed e pelos stories. Então de tempos em tempos, você oferece algum produto como afiliado.

Assim, conforme você vai conquistando seguidores com o seu conteúdo, aumenta as chances de vender mais com o passar do tempo.

Outra opção legal é criar um blog para criar um conteúdo mais completo e que possa ajudar ainda mais o seu público. Assim você orienta as pessoas com algum problema e pode oferecer algum curso para que ela encontre mais informações sobre um tema.

O ideal é que o conteúdo postado (independente se for Instagram, blog, ou outra forma) tenha relação com o produto que você pretende oferecer.

Um exemplo prático é que, dificilmente, você conseguirá vender bem se criar conteúdo sobre dietas para emagrecer e oferecer um curso sobre investimentos financeiros.

4 – Use publicidade paga para seu conteúdo alcançar mais pessoas interessadas

É importante dizer que um Instagram e um blog podem demorar algumas semanas, ou até mesmo meses, para apresentar resultados legais.

Por isso você pode trabalhar também com publicidade paga para melhorar seus resultados.

O Facebook e o Google Ads são as formas mais usadas para fazer anúncios pela internet, tanto pelos afiliados quanto pelos produtores de produtos.

Com essas ferramentas é possível criar anúncios específicos para o seu público alvo, onde você pode criar títulos chamativos para que o usuário clique no seu link ao ver o anúncio, gerando assim tráfego para seu blog ou Instagram.

Como divulgar meu link de afiliado?

Agora que você já escolheu seu nicho e seu produto, será necessário divulgar o link de afiliado através de uma plataforma da sua escolha.

Veja abaixo alguns dos principais meios de divulgação.

Redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais estão entre os lugares preferidos para o marketing de afiliados. Ainda mais que, com elas, você consegue gerar uma certa autoridade sobre seus seguidores, à medida que apresenta conteúdo de qualidade.

Você pode escolher entre Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest para divulgar seu conteúdo e também seu produto como afiliado.

Redes sociais para afiliados

O ideal é que você analise em quais redes sociais têm uma maior quantidade do seu público alvo, para investir tempo produzindo conteúdo para ela.

Até porque, de nada adianta criar material em um site em que o seu público alvo não está presente.

E claro, nada impede que você use mais de uma rede social simultaneamente, replicando o conteúdo entre elas.

Blog

Essa é uma das formas mais interessantes de se trabalhar como afiliado digital. Afinal, a partir do momento que você cria um blog, passa a ser dono da página, que vai existir até quando você desejar.

Diferente do que acontece nas redes sociais, onde podem deixar de existir em algum momento, assim como foi com o Orkut.

Outro ponto positivo de se ter um blog é que você consegue criar um conteúdo mais rico, com mais detalhes, sem limite de caracteres.

Criando um conteúdo rico, você tem chances de que outros blogs indiquem o seu conteúdo como referência. E isso conta muito para melhorar seu posicionamento nas buscas do Google.

Imagine o quanto de tráfego você terá estando posicionado na primeira página do Google para as palavras-chave que você escolheu. Isso é muito tráfego!

Basta saber que 80% dos usuários que fazem pesquisas no Google não passam da primeira página. Ou seja, quanto melhor a sua posição, maiores as chances de venda.

E-mail marketing

Muitos acreditam que e-mail marketing é coisa do passado. Porém isso está longe da nossa realidade.

Segundo um levantamento feito pela rockcontent em dezembro de 2019, 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber comunicação e atualizações de empresas e marcas.

Além disso, o mesmo levantamento mostrou que um e-mail é 40 vezes mais efetivo na aquisição de novos clientes, se compararmos com as redes sociais.

Claro que, para isso, você deve enviar conteúdos relevantes para sua lista de contatos e, eventualmente, oferecer seu produto como afiliado.

YouTube

Criar um canal para o seu nicho no YouTube também é uma ótima opção e você deve considerar a possibilidade. A tendência é que existam mais visualizações na plataforma a cada ano que passa.

Youtube

Uma pesquisa feita pela wyzowl mostra os seguintes dados sobre 2019:

  • 83% dos produtores de vídeos falam que o seu canal foi responsável por aumentar a quantidade de clientes
  • 96% dos consumidores assistiu algum vídeo para entender melhor sobre um assunto de interesse
  • 84% dos consumidores dizem ter sido convencidos a comprar algum produto após ver um vídeo indicando ele

Esses são apenas alguns dos dados apontados pela wyzowl e já nos mostram que criar um canal para seu nicho é uma ótima opção para montar sua estrutura.

Como o seu vídeo ficará disponível no YouTube pelo tempo que você desejar, durante esse tempo no ar, ele estará divulgando e vendendo “no automático”.

Qual a melhor plataforma para afiliados?

Agora vou te mostrar algumas das maiores plataformas do Brasil para você encontrar produtos e virar afiliado.

Hotmart

Site da Hotmart

Essa é uma das plataformas mais conhecidas (se não a mais) quando o assunto é infoproduto, como cursos, e-books, mentorias, entre outros.

Hotmart possui uma infinidade de produtos nos mais diversos nichos e você provavelmente encontrará algum produto na plataforma para resolver o problema do seu público alvo.

O interessante é que alguns produtos chegam a oferecer até 80% de comissão sobre o valor total da venda, o que é um bom incentivo fazer uma divulgação.

Monetizze

Site da Monetizze

Além de oferecer infoprodutos, na Monetizze você também vai encontrar diversos produtos físicos, como mangueiras ou pílulas para emagrecimento, por exemplo.

A quantidade de produtos na Monetizze também é muito grande e possui comissão atrativa. Ou seja, um ótimo lugar para pesquisar produtos aos quais você pode se afiliar.

Eduzz

Site da Eduzz

A Eduzz também é uma ótima opção para você encontrar bons produtos para se afiliar. Ela oferece tanto produtos digitais, quanto físicos.

Uma vantagem é que você consegue resgatar o dinheiro da comissão a partir de 2 dias após a venda. O que é muito rápido no mercado de afiliados!

Existem também diversos cursos gratuitos dentro da plataforma para ajudar a criar sua estrutura de marketing.

Lomadee

Site da Lomadee

Já a Lomadee é mais focada em produtos físicos e serviços. Onde você poderá ser afiliado de diversos e-commerces que cadastrarem seus produtos na plataforma.

O legal é que se o cliente que clicou no seu link de afiliado não comprar o produto que você fez propaganda, mas comprar outro produto desse mesmo site, você também receberá a comissão!

Além dessas, existem diversos outros programas de afiliados por ai e você pode conferir mais clicando aqui.

E se você quiser mais dicas para começar nesse mercado, pode dar uma olhada no link a seguir, onde você vai descobrir formas de como fazer a primeira venda como afiliado.

Conclusão

Depois de todo esse conteúdo, você deve ter percebido que para ser um afiliado digital de sucesso, você deve:

  1. Escolher um bom nicho
  2. Analisar o público desse nicho e descobrir um problema em comum
  3. Encontrar um produto para resolver esse problema
  4. Divulgar seu link de afiliado da forma que você desejar

Cada um desses passos exige um grande trabalho e você deverá gastar um bom tempo em cada etapa.

Trabalhar com Marketing de Afiliados não é tão fácil como algumas pessoas dizem e não vai te enriquecer da noite pro dia. Exige bastante trabalho para montar sua estrutura – mas também não é impossível.

Quando sua estrutura estiver montada, depois de alguns erros e acertos, é possível sim viver disso.

Você precisa ver esse mercado como uma verdadeira profissão, algo para se especializar cada vez mais.

Por isso o ideal é que você invista em um curso que te mostre como criar toda a estrutura, do começo ao fim. Independente da estratégia que você prefira seguir.

Se você realmente tem interesse em começar no marketing de afiliados de forma séria e levar isso não apenas como renda extra, mas também como sua renda principal, eu indico de olhos fechados o curso Fórmula Negócio Online, do Alex Vargas.

Eu também fui aluno desse curso e ele é, de longe, o curso mais completo dessa área. O Alex realmente te mostra um passo a passo para você criar uma estrutura sólida para você conseguir fazer muitas vendas!

Então, se você quiser saber mais detalhes sobre o curso, basta acessar a página do curso clicando aqui.

Espero que eu tenha esclarecido como funciona esse mercado e, se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, pode comentar aqui embaixo.

Até mais!

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Gustavo Anverze
Gustavo Anverze
Empreendedor Digital e profissional em Marketing de Afiliados. Aprendi como posso trabalhar no conforto do meu lar ou de qualquer lugar do mundo e quero ajudar você a fazer o mesmo!
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