fbpx

7 Erros de um Afiliado Iniciante

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Quando descobrimos o marketing de afiliados e os milhões de produtos que podemos vender em troca de uma comissão, é comum que a gente cometa alguns erros, ainda mais quando somos um afiliado iniciante.

Foi justamente pensando nesses erros que criei esse post, para te ajudar a passar bem longe deles!

Depois de ler esse artigo, você já vai poder evitar alguns dos erros que a maioria dos afiliados acabam cometendo quando estão começando – e que, talvez, você também esteja fazendo.

Ah, e se você lembrar de algum outro erro que não esteja nessa lista, basta comentar lá embaixo que eu posso adicionar ao post!

Então, vamos à lista?

Erro #1: Escolher um nicho que não goste

Este é um dos maiores erros que um afiliado iniciante pode cometer, ainda mais se optar por investir tempo criando conteúdo para tráfego orgânico.

Imagine que você não entenda nada sobre crochê e não tenha nem vontade de aprender, mas descobriu que existe um curso que ensina isso e que paga uma boa comissão.

Você se afilia, pensando apenas no possível lucro, e agora precisa pesquisar o público alvo para criar conteúdo para postar no Instagram (ou outra rede social).

Durante as duas primeiras semanas talvez você até se anime nesse novo mundo do crochê, mas por ser uma área que você não tem interesse, é muito provável que na terceira semana já comece a passar a empolgação.

Então, você deixa de postar um dia, e outro, e quando vê, já passou um mês sem que você fizesse um esforço real em criar conteúdos ou divulgar o produto.

afiliado iniciante entediado

O Marketing de Afiliados é algo que leva um certo tempo para dar resultados (a não ser que você já tenha uma audiência engajada ou invista em tráfego pago). Por isso mesmo, é essencial que você escolha um nicho em que tenha afinidade.

Você não precisa ser um expert no assunto, mas precisa ao menos ter interesse sobre o nicho do produto que deseja vender.

Se for um nicho que você goste, todo o processo de criação de conteúdo vai ser bem mais simples e divertido.

Além disso, você consegue ajudar sua audiência e, quando você se der conta, vai estar fazendo várias vendas por falar de algo que você gosta.

E uma dica extra: existem, sim, produtos para praticamente todos os nichos!

O post abaixo pode te dar algumas ideias da quantidade de produtos que você pode se afiliar:

Erro #2: Postar link de afiliado em lugares incorretos

Esta é uma das piores coisas que um afiliado iniciante pode fazer.

No desespero de fazer as primeiras vendas rapidamente, acabam postando várias vezes no mesmo dia o seu link de afiliado nos mesmos grupos do Facebook.

Essa atitude também é conhecida como flood ou spam.

Fazendo isso, existe o risco de ser expulso do grupo no Facebook e até mesmo ter a conta bloqueada.

Então, evite postar seu link de afiliado mais do que 3 vezes por semana no mesmo grupo!

Outra coisa que acontece com um afiliado iniciante é colocar o link de afiliado como comentário no vídeo de outro afiliado do mesmo nicho no Youtube, ou até mesmo como comentário em anúncios pagos!

Com isso, o afiliado apenas se aproveita do trabalho de outra pessoa para tentar se promover e, na maioria dos casos, não consegue nenhuma venda dessa forma. Se você já fez isso, ou pensou em fazer, pare agora mesmo e evite o erro!

spam de afiliado iniciante

Erro #3: Não camuflar o link de afiliado

Apesar de não ser um erro tão grotesco quanto o anterior, não camuflar o link de afiliado é ruim principalmente por dois motivos:

O primeiro deles é que, muitas pessoas já entendem o padrão de um link de afiliado e podem nem clicar simplesmente por não querer que você receba comissão.

Ou podem copiar o link, retirando a parte que referencia ao afiliado e acessar o site como se fosse um link diretamente do produtor.

link afiliado

Em qualquer uma das duas opções, você não receberá a comissão.

Por isso que o ideal é que você camufle seu link de afiliado.

Se você tiver um site e usar o WordPress, pode instalar o plugin Pretty Links que fará com que você consiga criar um link www.seublog.com/link-de-afiliado, que ao ser clicado, redirecionará as pessoas para o seu link de afiliado, garantindo a sua comissão.

Caso você não tenha um site, poderá usar a bit.ly. Ela é uma plataforma que faz basicamente o mesmo do Pretty Links, com a vantagem de que você não precisa de um site e consegue camuflar seus links da mesma forma!

Erro #4: Tentar vender vários produtos como afiliado iniciante desde o começo

Quando você inicia no marketing de afiliados e começa a descobrir todas as possibilidades de produtos que pode promover, é até normal ficar em dúvida e algumas vezes promover mais de um produto ao mesmo tempo.

O problema disso é que com isso você divide o seu tempo entre vários projetos e não consegue colocar tanta qualidade em todos.

Então, enquanto for um afiliado iniciante, o ideal é que você foque totalmente em apenas um produto, até conseguir montar uma estrutura em que esse produto se venda “sozinho” e não precise mais de boa parte de seu tempo nele.

E se você tiver mais tempo disponível, vai conseguir encaixar algum outro produto em seu plano de vendas, que tenha relação com o primeiro item já consolidado.

Erro #5: Promover um produto que não tenha a ver com o seu nicho

Ressaltando o que foi falado no final do erro #4, o ideal é que você trabalhe com produtos do mesmo nicho, para diminuir o esforço nas vendas.

Tendo produtos do mesmo nicho, você consegue usar a lista de contatos do primeiro produto para divulgar o segundo, já que tem uma grande chance de ser do interesse dessas pessoas.

Agora, se seu primeiro produto for um ebook sobre orquídeas e quiser divulgar um segundo produto que fale sobre violão, não fará sentido utilizar a mesma lista do primeiro produto.

Nesse caso, você precisará criar uma estrutura diferente, com outra lista de contatos, para o segundo produto.

Então, como um afiliado iniciante, vale muito mais a pena divulgar produtos que tenham relação entre eles. Assim, seu esforço será menor!

afiliado iniciante indeciso

Erro #6: Escrever conteúdos que não sejam relevantes para o público

Este erro chega a ser mais comum do que parece.

Imagine você entrando em um perfil do Instagram que está cheio de fotos e dicas sobre como cuidar de plantas, então, você clica no link que está na Bio deste perfil esperando ver algo relacionado a plantas, mas ao invés disso, você vê um curso de violão, por exemplo.

Você provavelmente apenas fecharia o site do curso de violão e sairia do perfil de plantas do Instagram, certo?

Como afiliado digital, se fizer algo parecido com o exemplo acima (o que acontece com um ou outro afiliado iniciante), suas vendas provavelmente serão bem menores!

Por isso, você deve postar conteúdos relacionados ao produto que você é afiliado.

Erro #7: Não investir em você mesmo

É possível começar no marketing de afiliados e fazer a primeira venda sem precisar investir em algum curso, apenas com material gratuito.

Inclusive tenho um post que pode ajudar você a começar nesse mercado: Como fazer a primeira venda como afiliado.

Porém, após algumas vendas, é essencial que você invista parte desse dinheiro em conhecimento!

A maior vantagem de comprar um curso é poder aprender com os erros de quem já tem mais experiência em uma área de atuação, que pode te falar sobre como não cometer os mesmos erros que a maioria comete.

Dessa forma, você consegue um “atalho” para vender com consistência todos os dias em um período de tempo muito menor do que se tentar sozinho com conteúdos espalhados pela internet.

Claro que existem diversos cursos que podem te ensinar sobre as etapas do marketing de afiliados em geral e também cursos mais específicos, como tráfego pago, copywriting, etc.

Para um primeiro investimento em curso, o ideal é que você escolha um que seja sobre marketing de afiliados em geral, que te mostre um passo a passo para criar toda a sua estrutura para vender no automático depois de um tempo.

Eu já pude investir em alguns cursos, mas como me pediram por e-mail uma dica de curso, aproveito o espaço para indicar o Fórmula Negócio Online.

Esse, sem dúvidas, é um divisor de águas e vai te mostrar, como mostrou para mim, um passo a passo para criar uma estrutura sólida para fazer vendas todos os dias.

Para chegar ao ponto de vender todos os dias, você precisará trabalhar bastante, fazer pesquisas de conteúdos e tudo mais o que o Alex apresenta no decorrer do curso!

Caso você não queira investir logo de cara em um curso pago, ele também tem um curso gratuito focado em fazer as primeiras vendas como afiliado, para ter acesso basta clicar aqui.

Espero que com o conteúdo desse post, você consiga fazer a primeira venda como afiliado, fugindo dos erros mais comuns desse tipo de trabalho.

Qualquer dúvida ou sugestão, comenta aqui embaixo.

Até a próxima!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Gustavo Anverze
Gustavo Anverze
Empreendedor Digital e profissional em Marketing de Afiliados. Aprendi como posso trabalhar no conforto do meu lar ou de qualquer lugar do mundo e quero ajudar você a fazer o mesmo!
Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.

Quer descobrir como o Alex Vargas fatura mais de R$ 100.000 por mês?

Então assista ao vídeo abaixo e descubra ainda hoje!
Fórmula Negócio Online

Verdadeiro método passo a passo para criar seu Negócio Online em 2020