fbpx

4 passos de como fazer a primeira venda como afiliado

Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado

Se você está aqui, provavelmente já pesquisou sobre formas de ganhar dinheiro e descobriu que existe o mercado de Afiliados Digitais, mas até agora ainda não conseguiu fazer alguma venda.

É isso mesmo?

Não se preocupe, isso normalmente acontece pois quando estamos iniciando, somos bombardeados por muitas informações nas redes sociais, com várias estratégias para te ajudar a vender, que, na prática, nem sempre parecem funcionar.

Como são informações soltas e às vezes sem uma ligação aparente entre elas, é normal que no começo a gente se sinta um pouco perdido sobre qual o próximo passo a ser seguido.

Pensando nisso, preparei este guia com tudo o que eu gostaria que tivessem me contado quando comecei.

Ele vai te mostrar como fazer a primeira venda como afiliado (provavelmente mais do que uma). 

Então, se você não quer mais perder tempo, siga este guia até o final!

O que é um afiliado?

Antes de falarmos sobre os passos a serem seguidos, é importante que você saiba que um afiliado é alguém que faz a venda de um produto criado por outra pessoa, em troca de uma comissão.

Com isso, a pessoa que criou o produto sai ganhando por ter sua criação sendo divulgada por mais pessoas e você, como afiliado desse produto, sai ganhando por receber uma comissão quando fizer uma venda.

Ou seja, um modelo de negócios onde as duas partes saem ganhando!

Se você quiser entender melhor como funciona o Marketing de Afiliados, veja este guia.

Agora, vamos aos passos de como fazer a primeira venda como afiliado!

1º Passo: Escolher o Nicho de Mercado

Nesta etapa é interessante que você escolha algum nicho para trabalhar, de preferência que já tenha alguma afinidade. 

Por exemplo: se você gosta de cuidar de orquídeas e entende o básico delas, poderá seguir nesse nicho e oferecer cursos, e-books e também produtos físicos que tenham relação com o cultivo de orquídeas.

Além disso, é necessário descobrir se as pessoas gastam dinheiro nesse nicho. Essa informação você normalmente consegue diretamente na plataforma em que pretende se afiliar.

A Hotmart, por exemplo, te mostra se o produto está vendendo bem através da temperatura dele, como na imagem abaixo.

hotmart temperatura produto para afiliados

Se o produto possuir uma temperatura maior do que 30º (o máximo é 150º) já é um ótimo indicativo de que o público desse nicho tem tendência a investir dinheiro no ramo.

Então, se o nicho atender esses dois pontos:

  • Você entende e gosta
  • As pessoas investem dinheiro

Já é o suficiente para você começar a vender!
Caso você queira mais dicas de como encontrar um nicho, pode ver aqui neste link.

2º Passo: Identificar o Público Alvo

Público Alvo é basicamente o grupo de pessoas que se interessam por determinado assunto, tendo alguns padrões parecidos entre elas.

Você deve analisar a audiência desse nicho para identificar as características em comum.

Se você ainda não possuir um Instagram (ou outra rede social que tenha espaço para comentários) para esse nicho, você pode analisar os perfis dos seus concorrentes para descobrir o que as pessoas comentam e com isso saber:

  • Faixa etária
  • Renda média
  • Estrutura familiar
  • Localização
  • Formação educacional
  • Maiores dores

Com esses dados, você conseguirá se comunicar de forma muito mais eficiente, conseguindo fazer mais do que uma venda!

Ah, e outro lugar muito bom para você descobrir os padrões do público é o YouTube. Lá algumas pessoas colocam relatos de algum problema que aconteceu (dependendo do vídeo, é claro), o que pode ser uma boa fonte de pesquisa.

Essa etapa é importante também para você conseguir identificar que tipo de produto pode resolver os problemas desse público.

3º Passo: Escolher o produto certo para se afiliar

Agora que você já definiu seu nicho e pesquisou sobre os problemas que o público desse nicho tem, fica mais fácil imaginar algum produto para ajudar a solucionar alguns desses problemas.

Se você identificar que um produto físico vai resolver determinado problema do público, você poderá pesquisar algum produto na Amazon, por exemplo.

Eles possuem uma infinidade de produtos e você pode ser afiliado deles. Se você quiser mais detalhes sobre o programa de afiliados da Amazon, basta ver neste link.

Caso você identifique que o público precise aprender sobre algo, seria interessante pesquisar um curso online ou e-book (livro digital) que os ensine a resolver algum problema.

Para você encontrar esses produtos digitais eu recomendo fortemente a Hotmart.

Lá dentro, você vai encontrar cursos online e e-books para praticamente todos os nichos e você pode se afiliar ao que mais te interessar para começar a divulgar.

Mas é interessante analisar se o curso é bom mesmo antes de você oferecer para as pessoas. Para isso, você pode ver se o produtor disponibiliza materiais de ajuda para os afiliados, se o produto está vendendo bem, assim como o exemplo abaixo.

hotmart produto para afiliados

A temperatura estar em 48º significa que ele é um produto que possui vendas frequentes e também possuem materiais para ajudar na divulgação.

No exemplo da imagem acima, o produtor possui materiais para ajudar os afiliados a vender, o que facilita muito sua vida para divulgar o produto.

Caso você queira entender melhor como se afiliar a algum produto na Hotmart, você pode ver este conteúdo criado por eles mesmos com um passo a passo para você encontrar algum produto e se afiliar.

O legal dos produtos digitais é que normalmente pagam uma porcentagem de comissão maior do que produtos físicos, ou seja, eles podem te dar um lucro melhor!

É importante também que nessa fase, você escolha apenas 1 produto para divulgar e foque apenas nele até fazer a primeira venda.

4º Passo: Divulgar o produto

Depois de ter escolhido seu produto, está na hora de mostrar para as pessoas que ele existe e que resolve o problema delas.

Existem diversas estratégias para isso e aqui você vai ver as que geram resultado mais rápido para fazer a primeira venda como afiliado.

Porém, o ideal é que futuramente você aumente essa estrutura.

Mas, por hora, vamos às estratégias iniciais.

Facebook

O Facebook é um ótimo lugar para você divulgar o produto e fazer a primeira venda.

Porém você deve tomar certos cuidados para não ter sua conta bloqueada:

  • Não poste repetidas vezes seu link de afiliado no mesmo dia e no mesmo grupo
  • O ideal é divulgar com seu perfil oficial e não um fake
  • Não faça promessas falsas sobre o produto

Com isso em mente, você pode pesquisar e entrar em grupos que falem sobre o seu nicho e ajudar as pessoas lá dentro de forma sincera, sem oferecer o produto na maioria das vezes.

Uma vez por dia ou a cada dois dias, você pode criar um post para falar sobre o produto e colocar seu link de afiliado nele. Mas nunca mais do que 1 vez ao dia (em cada grupo).

Assim, você vai ser reconhecido como alguém que ajuda e não como alguém que só quer vender, além de evitar que o próprio Facebook bloqueie a sua conta (sim, isso pode acontecer).

Você pode também criar uma página para postar conteúdos sobre o seu nicho e adicionar seu link de afiliado em algumas dessas postagens.

Dessa forma, você pode divulgar a sua página dentro dos grupos e assim, com o tempo sua página vai ganhar seguidores. A vantagem é que, dessa forma, além de fazer a sua primeira venda como afiliado, suas vendas vão acabar se tornando mais e mais frequentes!

Instagram

Apesar de não ter grupos, como o Facebook, o Instagram também é um ótimo local para fazer a primeira venda como afiliado.

Nele, você pode criar um novo perfil sobre o seu nicho sem aparecer o seu rosto, como também pode usar seu próprio perfil pessoal para começar a fazer suas vendas.

A ideia aqui é postar fotos com descrições que ajudem as pessoas a resolver algum problema ou até mesmo imagens bonitas que atraiam a atenção do público. Na verdade, isso vai depender muito do nicho que você escolher.

Se for um nicho de orquídeas, por exemplo, você pode postar dicas sobre o cultivo delas e também imagens de tipos diferentes da planta.
O Instagram aceita apenas 1 link e só na página principal do seu perfil, conhecida como Bio.

Bom Instagram com link de afiliado digital para fazer a primeira venda como afiliado

Então, na descrição de algumas postagens que você fizer, você pode convidar as pessoas a clicarem no link de sua bio, caso tenham interesse em entender mais sobre o assunto.

Você também pode usar os Stories para publicar imagens relacionadas ao seu nicho, além das caixinhas de perguntas. Assim você vai conseguir entender melhor o seu público e os ajudar com as dificuldades que tenham, ao mesmo tempo que vai crescendo o seu perfil.

Quando você passar dos 10 mil seguidores, poderá adicionar links nos Stories também, o famoso “arrasta pra cima”.

Caso você queira criar uma estrutura melhor e mais robusta, poderá desenvolver uma página ou grupo no Facebook junto com o perfil no Instagram, assim você une o público das duas plataformas e consegue um crescimento mais rápido.

Em questão de meses (ou até mesmo semanas), você estará fazendo vendas com uma frequência legal!

YouTube

Criar um canal para o seu nicho no YouTube também é uma ótima opção e você deve considerar a possibilidade. A tendência é que existam mais visualizações na plataforma a cada ano que passa.

Uma pesquisa feita pela wyzowl, em 2019, mostra os seguintes dados sobre o YouTube:

  • 83% dos produtores de vídeos falam que o seu canal foi responsável por aumentar a quantidade de clientes
  • 96% dos consumidores assistiu algum vídeo para entender melhor sobre um assunto de interesse
  • 84% dos consumidores dizem ter sido convencidos a comprar algum produto após ver um vídeo indicando ele

Esses são apenas alguns dos dados apontados pela wyzowl e já nos mostram que criar um canal para seu nicho é uma ótima opção de como fazer a primeira venda como afiliado.

Uma dica é criar um vídeo fazendo review do curso (ou outro produto) que você está vendendo e, no final do vídeo, você pode falar que vai deixar o link na descrição para que os espectadores possam comprar. 

Como o seu vídeo ficará disponível no YouTube pelo tempo que você desejar, durante esse tempo no ar, ele estará divulgando “no automático” e, possivelmente, realizando vendas.

Essa é uma das grandes vantagens do YouTube: seu vídeo continua sendo mostrado pras pessoas durante anos! Diferente do que acontece no Facebook e no Instagram.

Pinterest

O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual para encontrar ideias como receitas, inspiração para sua casa e estilo, e muito mais.

Se você ainda não conhece o Pinterest, deveria dar uma chance e o conhecer.

Seguindo o exemplo das orquídeas, você pode criar uma conta no Pinterest para publicar imagens dos tipos dessa planta.

Como a plataforma permite que você adicione 1 link em cada imagem que você postar, quando as pessoas clicarem na sua imagem, poderão ir para a página de vendas do produto ou então para seu Instagram (se você estiver criando uma estrutura maior).

É importante dizer que você não deve colocar link de afiliado em todos os seus posts, coloque 1 link a cada 5 posts para não correr o risco de ter a conta bloqueada.
Existem diversos perfis no Pinterest que passam dos 100k de visitas por mês.

Pinterest de afiliado

É claro que nem todas essas visitas vão clicar no link da imagem, mas isso vai gerar um bom tráfego orgânico para a sua estrutura, o que pode fazer com que você faça algumas vendas como afiliado!

Conclusão

Se você chegou até essa parte do artigo, já merece os parabéns! Isso mostra que está muito interessado e querendo realmente descobrir como fazer a primeira venda como afiliado.

Por isso vou te dar uma dica valiosa aqui: não foque apenas na primeira venda!

Isso mesmo.

Eu sei que existe uma grande ansiedade em fazer a primeira venda para poder provar pra si mesmo (e também pros outros) que dá para ganhar dinheiro como afiliado digital.

Porém, apenas com a primeira venda não vai mudar muita coisa se demorar mais dois meses pra fazer a segunda venda.

Então, foque em criar sua estrutura de afiliado.

Crie seu Instagram, seu canal no Youtube, seu blog, ou qualquer outra estratégia que você resolva seguir e foque nisso e, quando você fizer a primeira venda (porque ela vai acontecer sim), re-invista no seu negócio!

Use parte do dinheiro da venda para criar anúncios pagos e atrair ainda mais pessoas para a sua estrutura, gerando mais e mais vendas, em um verdadeiro efeito de “bola de neve”.

Ah e os posts a seguir podem ser úteis para você começar nesse mercado de afiliados:

Outro investimento que vale muito a pena e acelera demais o seu crescimento é estudar! Invista em cursos que realmente te preparem e que vão te agregar muito valor.

Pesquise bastante antes de comprar qualquer curso, pois existem muitos que falam sobre estratégias para afiliados!

E se eu puder te indicar um, eu indico o Fórmula Negócio Online.

Esse sem dúvidas é um divisor de águas e vai te mostrar, como mostrou para mim, um passo a passo para criar uma estrutura sólida para fazer vendas todos os dias.

É claro que para chegar ao ponto de vender todos os dias, você precisará trabalhar bastante, fazer pesquisas de conteúdos e tudo mais o que o Alex apresenta no decorrer do curso!

Caso você não queira investir logo de cara em um curso pago, ele também tem um curso gratuito focado em fazer as primeiras vendas como afiliado, para ter acesso basta clicar aqui.

Espero que com o conteúdo desse post, você consiga fazer a primeira venda como afiliado e que seja a primeira de muitas!

Qualquer dúvida ou sugestão, comenta aqui embaixo.

Até a próxima!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Quer descobrir como ganhar dinheiro pela internet?
Baixe agora o E-book 100% Gratuito que revela 03 passos fáceis e comprovados para começar a vender como afiliado
Gustavo Anverze
Gustavo Anverze
Empreendedor Digital e profissional em Marketing de Afiliados. Aprendi como posso trabalhar no conforto do meu lar ou de qualquer lugar do mundo e quero ajudar você a fazer o mesmo!
Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.

Quer descobrir como o Alex Vargas fatura mais de R$ 100.000 por mês?

Então assista ao vídeo abaixo e descubra ainda hoje!
Fórmula Negócio Online

Verdadeiro método passo a passo para criar seu Negócio Online em 2020